↳Apresentações Orais


será de 10 a 15 minutos com debate ao final de todas as apresentações.

As apresentações orais se darão nas seguintes datas segundo programação:

11 de maio -Tarde 14h - Sessão de ComunicaçãoiCoordenada

12 de maio –Tarde - 16h 30 min - Sessão de Comunicação Coordenada

13 de maio- Manhã - 8h 30 min - Sessão de Comunicação Coordenada

As modalidades temáticas são as seguintes:

M1) Educação a distância e formação docente

M2) Práticas interdisciplinares e TDIC

M3) Mídia e educação

M4) Cultura digital e educação

M5) Games, mundos virtuais e educação

M6) Políticas públicas de educação e TDIC.

M7) Educação Infantil e TDIC

M8) Tecnologias assistivas e educação.

M9) Gestão em EAD.

M10) Inovações em práticas educacionais e TDIC

11 de maio

Manhã


Tarde

14h – 16h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA


SALA 1 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE

EIXO TEMÁTICO M1

Local: Centro de Interesse Comunitário – CIC 1º andar

Professor Moderador: Prof. Dr. Carlos Alberto Vasconcelos (UFS)


N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

42

Emmanuele Maria Correia Costa, Cleide Jane Sá de Araújo Costa, Helena Cristina Pimentel do Vale

Avaliação dos planos de tutoria no contexto da EAD – UFAL

2

52

Juliana Sales Jacques,

Elena Maria Mallmann,

Elizeu de Albuquerque Jacques

Atividades de estudo em ambientes digitais na contemporaneidade: interação e monitoramento como princípios da performance dialógico-problematizadora

3

59

Vanessa Nunes da Silva,

Isabel Cristina Auler Pereira

Desafios da formação contemporânea e os caminhos da educação a distância influenciados pelo e-learning

4

61

Carlos Alberto Vasconcelos

O uso das interfaces interativas no curso de geografia a distância da UFS e do IFPE

5

69

Eloiza da Silva Gomes Oliveira,

Marcia Souto Maior Mourão Sá

A Importância da competência para a cooperação na prática docente em educação a distância: aplicação de conceitos piagetianos

3

106

Tatiane Custodio da Silva Batista,

Mirza Seabra Toschi

As Tecnologias da Informação e Comunicação segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental


SALA 2 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE

EIXO TEMÁTICO M1

Local: Centro de Interesse Comunitário – CIC 1º andar

Professor Moderador: Prof. Dr. Ronaldo Linhares (UNIT)


N.

ID

AUTORES

TÍTULO

2

112

Lilian Kelly de Almeida Figueiredo, Cleide Jane de Sá Araújo Costa

Conjunturas da formação docente universitária para o uso das TIC no Brasil e Uruguai

3

113

Maria Aldeiza Silva

Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica: formação a distância para gestores escolares no RN

4

122

Simone Silva Cunha

A literacia digital e o entrelaçamento com o cotidiano pedagógico: potencialidades em educação a distância

5

126

Emanoela Celestino Almeida Ramos, Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Avaliação na EaD: concepções, percepções e possibilidades na formação docente

6

141

Ana Karla Cavalcante Ferreira

Mídias digitais na prática docente: uso dos buscadores de informação no ambiente virtuais de aprendizagem

7

148

Volney de Jesus, Katia Maria Limeira Santos, Ligia Cruz dos Santos

A importância das TICS na educação a distância e a formação de professores


SALA 3 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE

EIXO TEMÁTICO M1

Local: Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC)

Professor Moderador: Profa. Dra. Natália Ramos (UFS) | Profa. Dra. Ana Maria Lourenço de Azevedo (UFS)


N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

150

Olma Karoline Cruz Medeiros,

Adriana Freitas Neves,

Jupyracyara Jandyra de C. Barros

Ensino de Biologia: perfil de alunos em especialização na modalidade à distância

2

159

Ricardo Santos de Almeida,

Cirlene Jeane Santos e Santos,

Michelle Emanuelle Silva

A importância das ferramentas, recursos e mídias no curso Geografia Licenciatura UFAL/UAB/CAPES : o caso da disciplina Organização do Trabalho Acadêmico

4

181

Paulo Heimar Souto,

Maria Neide Sobral,

Tathiana Santos Soares,

Isabella Tatyane de Lima Souza

Formação docente inicial na modalidade educativa a distância: memórias de egressos dos cursos de Letras/Português

5

183

Elizabeth Antônia Leonal de Moraes Martines, Janete Freitas

Tornar-se professora de biologia: um sonho impossível?

6

200

Claudio Rogério do Nascimento Pinto

O curso “Produção de Audiovisual” e sua influência na prática docente

7

221

Maria Amábia Viana

O Estágio Supervisionado na formação de professores no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância na visão dos graduandos: contribuições, desafios e perspectivas

9

215

Jorge Eduardo Fontes Leite,

Sonia Maria Azevedo Viana,

Ana Maria Lourenço de Azevedo

Educação a distância: possibilidades e expectativas

6

216

Sonia Maria Azevedo Viana,

Ana Maria Lourenço de Azevedo, Simone Damm Zogaib

Cartas etnográficas: representações sobre o processo de formação em Coordenação Pedagógica


SALA 4 - PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E TDIC

EIXO TEMÁTICO M2

Local: Sala de Seminários do Centro de Educação - CEDU

Professor Moderador: Odaléa Feitosa Vidal (UFAL)



N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

98

Kátia Maria Santos,

Carlos Alberto Vasconcelos

A interatividade e a TIC no ensino de matemática: Concepções e perspectivas sobre a matemática para aprender a pensar na contemporaneidade

2

111

Laura Duarte Marinoski,

Denise Rosana da Silva Moraes.

ECA e mídia: diálogos interdisciplinares

3

125

Germana Costa Paixão,

Jones Baroni Ferreira Menezes,

José Nelson Árruda Filho

Escolha de ferramentas multimídias para atividades a distância a partir de características pedagógicas e tecnológicas

4

130

Clésia Maria Hora Santana,

Anamelea de Campos Pinto,

Cleide Jane de Sá Araújo Costa

A utilização das TDIC em contextos de formação inicial de professores

5

147

Joseane Fatima de Almeida Araújo, Kacilândia Cesário Gomes Pedroza, Maria de Lourdes Pereira do Amaral Lima

O diferente e o singular a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar

6

154

Jacqueline Felix da Silva,

Clésia Maria Hora Santana,

Deise Juliana Francisco

EXAMTIME: potencializando as ações de aprendizagem em ambiente online

7

223

Kelly Cristina Silva Ruas,

Daniela Costa Britto Pereira Lima

Tecnologias da informação e comunicação na educação básica e na prática pedagógica: uma relação possível

8

248

Marcela Fernandes Peixoto,

Guilmer Brito Silva

Procedimentos para a diversificação dos materiais didáticos para cursos em EAD: relato de experiência



12 de maio


TARDE


16h 30 min - 18 h 30 min - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA


SALA -5 - MÍDIA E EDUCAÇÃO

Eixo Temático M3

Local: Auditório Nabuco Lopes – Reitoria da UFAL

Professor Moderador: Prof. Dr. Paulo Heimar Souto (UFS)



N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

23

Silvana Karine Costa Francelino

O uso da Plataforma Moodle como apoio à educação a distância: reflexões sobre as novas formas de aprender

2

51

Alex Silva

Dificuldades dos docentes em formação com o uso do Excel como suporte ao ensino de estatística

3

68

Graciele Silva de Oliveira,

Sônia Regina Fortes da Silva

Experiências exitosas na perspectiva do docente: saídas e obstáculos no ensino-aprendizagem com artefatos computacionais

4

78

Violeta Prata Oliveira Barros

A inserção das tecnologias na prática docente diante dos novos contextos e dos velhos desafios: um estudo de caso na Escola Municipal José Antônio dos Santos – Lagarto/SE

5

83

Paula Domingos,

Rosana da silva Moraes

Práticas Interdisciplinares em Mídia e Educação: o cinema desvelando fronteiras no espaço escolar

6

89

Germana Costa Paixão,

Lydia Dayanne Maia Pantoja,

José Nelson Arruda Filho

Experiência de mídia-educação: a prática e os desafios do uso do YouTube® em um curso de graduação a distância

7

155

Jéssica do Nascimento Carneiro,

Deise Juliana Francisco

Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de reinserção social de sujeitos em sofrimento psíquico

8

196

Raquel Anne Lima de Assis

Algumas notas sobre a II Guerra em objetos educacionais digitais


Sala 1 - Mídia e educação - Games, Mundos Virtuais e Educação

Eixos Temáticos M3 e M5

Local: Centro de Interesse Comunitário – CIC 1º andar

Professor Moderador: Profa. Dra. Simone de Lucena (UFS)


N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

198

Tatiana Ferreira dos Santos,

Maria Inêz Oliveira Araujo

A utilização do software Windows Movie Maker como recurso facilitador na construção de animações e na formação inicial de professores

2

225

Jordana Gomes Barros

As representações sobre aprender inglês de alunos do ensino médio: um diálogo entre o antes e o depois de aulas usando a internet

3

233

Elisama Ferreira de Souza,

Silvania Santos Vilar,

Luciana Yasmim Santos Passos

Trabalhando a motivação em sala de aula através do Pibid: a inclusão das TIC

4

241

Allan Gomes Santos,

Luís Paulo Leopoldo Mercado

Ferramenta fórum e o ensino da EAD nas disciplinas de exata dispositivos de inserção para aumentar a interação no Moodle

5

55

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Polyana Marques Lima Rodrigues

O Ensino de Matemática com o apoio das tecnologias móveis: Uma proposta com o aplicativo Angry Birds Rio

6

115

Walwilton ferreira Silva,

Izael Ferreira Silva

A importância do uso de jogos no ensino de Geografia

7

120

Michelle Salles El Kadri

Transformando a atividade de formação de professores/as de inglês: o uso da plataforma Fazgame para o ensino e formação de professores no contexto do PIBID

8

170

Hailton David Lemos,

Jade Caiuá Campos Lemos,

Grasielle de Oliveira Abrantes

Jogos didáticos aplicados no âmbito educacional da educação a distancia


Sala 2 - Cultura Digital e Educação

Eixo Temático M4

Local: Centro de Interesse Comunitário – CIC 1º andar

Professor Moderador: Profa. Msc. Rosana Sarita de Araujo (UFAL)


N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

20

Elena Maria Mallmann,

Ramásio Ferreira de Melo

Aprendizagem colaborativa mediada pelo Moodle como apoio ao ensino de licenciatura em computação

2

79

Eloiza da Silva Gomes Oliveira,

Caio Abitbol Carvalho,

Fabiana Triani Barbosa da Silva,

Gabriel Moura S. Miranda Rodrigues

Educação na contemporaneidade: o desafio dos nativos digitais

3

102

Ayane Kariny da Silva Tenório,

Mailson dos Santos Barros

Usando redes sociais como um caminho para a interação: um relato de experiência

4

133

Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos, José Teixeira Neto

As TDIC’s e a linguagem visual construindo novos leitores

5

177

Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira, Carla Glycia Santos da Silva,

Cleide Jane de Sá Araújo

Currículo e tecnologia: os desafios dos professores frente à educação contemporânea em Maceió-Al¹

6

180

Simões Fonseca Robson

Singrando no mar da web: escritas escolares nas redes sociais do Orkut

7

203

Ronaldo Ferreira Araujo

Recursos da websocial no ensino de Biblioteconomia: descentralização e autonomia

8

205

Diego Leonardo Santana Silva

Um estudo sobre educação e revisionismo histórico na internet através do Portal Metapedia


Sala 3 - Políticas públicas de educação e TDIC – Educação Infantil e TDIC

Eixos Temáticos M6 e M7

Local: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade– FEAC

Professor Moderador: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDES)

N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

45

Sônia Regina Fortes da Silva

Contextos de influências políticas e programas de informática em educação nas escolas

2

60

Vanessa Nunes da Silva,

Isabel Cristina Auler Pereira

O Sistema Universidade Aberta do Brasil e a política de formação de professores da educação básica

4

127

Mayana Morbeck Coelho,

Luzineide Miranda Borges

Do círculo de cultura para as redes sociais virtuais: com quem você está teclando

5

54

Leide Daiane Santana Felix Pereira, Mirian Batista Santos,

Taislaine Morais Carvalho

A chegada do PIBID na FJAV: promovendo a inclusão digital na Creche Maria Valderez Freire Prata.

6

76

Erica Michele Silva Souza,

Carla Santos Vieira,

Lúcia Violeta Prata de Oliveira Barros

As contribuições do Pibid para a inclusão digital na Unidade de Educação Infantil Professora Maria Valderez Freire Prata – Criança Feliz no município de Lagarto/SE


7


77


Violeta Prata Oliveira Barros

Entre a teoria e a prática: um olhar sobre as contribuições do Pibid a formação inicial de professores da educação infantil e anos inicias do ensino fundamental na Faculdade José Augusto Vieira

7

103

Ivanderson Silva,

Cleonildo Silva da Mata

Formação de professores de Física para a docência online no contexto do estágio supervisionado

1

104

Ivanderson Silva,

José Erisvaldo Lessa Vieira

Análise da segunda oferta do estágio de docência online no curso de licenciatura em Física modalidade a distância da UFAL


Sala 4 - Educação Infantil e TDIC- Tecnologias Assistivas e Educação – Gestão da EAD

Eixos Temáticos M8 e M9

Local: Sala de Seminários - Centro de Educação - CEDU

Professor Moderador: Aline Musse Alves Pereira


N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

222

Simone Damm Zogaib, Solange dos Santos.

Jogos digitais e aprendizagem: uma discussão sobre as possibilidades do trabalho pedagógico com crianças na Educação Infantil

2

226

Aline Musse Alves Pereira,

Angélica Lima de Moraes

O uso do tablet na Educação Infantil: uma experiência no Colégio Pedro II

3

242

Edilene Conceição Melo Marques

A importância das tecnologias assistivas no apoio Educacional aos Alunos Surdos

4

92

Maria Helena Cavalcanti da Silva Belchior, Ana Rosa Cavalcanti da Silva, George Bento Catunda

Adoção de avaliações institucionais em cursos da modalidade educação a distância

5

117

Gustavo de Castro Nery,

Marcio Aurelio Carvalho de Morais, Tiago Soares da Silva.

A percepção e as práticas ambientais dos tutores do curso técnico em serviços jurídicos (EaD) em relação ao grau de educação ambiental.

3

179

Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos

Educação a distância no Brasil: dos benefícios aos desafios

7

246

Tiago Soares da Silva,

Rodolfo Araujo de Moraes Filho, Jusselino Correia Da Silva

Avaliação de desempenho da Coordenação do Curso Técnico em Segurança do Trabalho na Modalidade EAD no IFPI.



13 de maio

Manhã

8h 30 min - Sessão de Comunicação Coordenada


Sala 3 - Inovações em práticas educacionais e TDIC

Eixo Temático M10

Local: Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC)

Professor Moderador: Msc. Gonzalo Abio (UFAL)


N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

27

Gonzalo Abio

Uso de sistemas de autoria da web 2.0 para facilitar o conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo de professores de espanhol em formação

2

44

Yvisson Gomes dos Santos

Apontamentos acerca dos processos avaliativos no Ambiente Virtual de Aprendizado – UAB/CIED/UFAL: algumas propostas

3

46

Tácia Graciele de Albuquerque Silva

Celular: usar ou não usar? Eis a questão! Possibilidades de interação no ensino de Arte com dispositivos móveis

4

90

Simone Lorena Silva Pereira,

Gladis Teresinha Taschetto Perlin

As redes sociais digitais e a educação bilíngue: a emergência das "bolhas" e "espumas" surdas

5

97

Hélio Alcântara Dantas

A inclusão das TDIC nas aulas de espanhol do Curso de Línguas para a Comunidade: novas possibilidades e desafios

6

105

Maria Rocha Almeida

Saberes docentes e as tecnologias digitais da comunicação e informação

7

81

Wilma Alves de Oliveira Antonio,

Elton Casado Fireman

Utilização das TIC no Curso de Pedagogia da UFAL/UAB: dificuldades e superações


Sala 5 - Inovações em práticas educacionais e TDIC

Eixo Temático M10

Local: Auditório Nabuco Lopes – Reitoria da UFAL

Professor Moderador: Dr. Fábio Paraguaçu Duarte da Costa (UFAL)

N.

ID

AUTORES

TÍTULO

1

109

Deise Santos do Nascimento

Por uma leitura literária intertextualizada na educação básica e mediada por TDIC

2

184

Delia Hilda Ortiz

Mundo Hispânico sem Fronteiras: um ambiente virtual de aprendizagem protagonizando a inclusão da língua espanhola na cidade de Maceió/Arapiraca/Delmiro Gouveia

3

199

Ana Carla Barreto Oliveira

Ensino a distância: novas práticas pedagógicas, novas habilidades de aprendizado

4

219

Flávia Karla Soares

A Didática e as concepções epistemológicas de educação: da multiculturalidade a interculturalidade

5

247

Sunny Kelma Oliveira Miranda, Fernanda Josirene de Melo Ferreira, Fábio Paraguaçu Duarte da Costa, Evandro de Barros Costa

A ferramenta Fórum bMC e seus protocolos

6

253

Manuel Henrique de Oliveira Barbosa, Magnólia Rejane Andrade dos Santos

Jornalismo e tecnologia, como ensinar o jornalismo digital e audiovisual

Somente serão publicados os trabalhos cujos autores realizaram o envio das modificações solicitadas pela comissão cietífica do evento e efetuaram o pagamento da taxa de inscrição.

Para dúvidas entre em contato através do e-mail: contato.edapeci@gmail.com