será de 10 a 15 minutos com debate ao final de todas as apresentações.
As apresentações orais se darão nas seguintes datas segundo programação:
11 de maio -Tarde 14h - Sessão de ComunicaçãoiCoordenada
12 de maio –Tarde - 16h 30 min - Sessão de Comunicação Coordenada
13 de maio- Manhã - 8h 30 min - Sessão de Comunicação Coordenada
As modalidades temáticas são as seguintes:
M1) Educação a distância e formação docente
M2) Práticas interdisciplinares e TDIC
M3) Mídia e educação
M4) Cultura digital e educação
M5) Games, mundos virtuais e educação
M6) Políticas públicas de educação e TDIC.
M7) Educação Infantil e TDIC
M8) Tecnologias assistivas e educação.
M9) Gestão em EAD.
M10) Inovações em práticas educacionais e TDIC
11 de maio
Manhã
Tarde
14h – 16h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA
SALA 1 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE
EIXO TEMÁTICO M1
Local: Centro de Interesse Comunitário – CIC 1º andar
Professor Moderador: Prof. Dr. Carlos Alberto Vasconcelos (UFS)
N. |
|||
1 |
42 |
Emmanuele Maria Correia Costa, Cleide Jane Sá de Araújo Costa, Helena Cristina Pimentel do Vale |
Avaliação dos planos de tutoria no contexto da EAD – UFAL |
2 |
52 |
Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmann, Elizeu de Albuquerque Jacques |
Atividades de estudo em ambientes digitais na contemporaneidade: interação e monitoramento como princípios da performance dialógico-problematizadora |
3 |
59 |
Vanessa Nunes da Silva, Isabel Cristina Auler Pereira |
Desafios da formação contemporânea e os caminhos da educação a distância influenciados pelo e-learning |
4 |
61 |
Carlos Alberto Vasconcelos |
O uso das interfaces interativas no curso de geografia a distância da UFS e do IFPE |
5 |
69 |
Eloiza da Silva Gomes Oliveira, Marcia Souto Maior Mourão Sá |
A Importância da competência para a cooperação na prática docente em educação a distância: aplicação de conceitos piagetianos |
3 |
106 |
Tatiane Custodio da Silva Batista, Mirza Seabra Toschi |
As Tecnologias da Informação e Comunicação segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental |
SALA 2 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE
EIXO TEMÁTICO M1
Local: Centro de Interesse Comunitário – CIC 1º andar
Professor Moderador: Prof. Dr. Ronaldo Linhares (UNIT)
N. |
|||
2 |
112 |
Lilian Kelly de Almeida Figueiredo, Cleide Jane de Sá Araújo Costa |
Conjunturas da formação docente universitária para o uso das TIC no Brasil e Uruguai |
3 |
113 |
Maria Aldeiza Silva |
Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica: formação a distância para gestores escolares no RN |
4 |
122 |
Simone Silva Cunha |
A literacia digital e o entrelaçamento com o cotidiano pedagógico: potencialidades em educação a distância |
5 |
126 |
Emanoela Celestino Almeida Ramos, Daniela da Costa Britto Pereira Lima |
Avaliação na EaD: concepções, percepções e possibilidades na formação docente |
6 |
141 |
Ana Karla Cavalcante Ferreira |
Mídias digitais na prática docente: uso dos buscadores de informação no ambiente virtuais de aprendizagem |
7 |
148 |
Volney de Jesus, Katia Maria Limeira Santos, Ligia Cruz dos Santos |
A importância das TICS na educação a distância e a formação de professores |
SALA 3 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE
EIXO TEMÁTICO M1
Local: Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC)
Professor Moderador: Profa. Dra. Natália Ramos (UFS) | Profa. Dra. Ana Maria Lourenço de Azevedo (UFS)
N. |
|||
1 |
150 |
Olma Karoline Cruz Medeiros, Adriana Freitas Neves, Jupyracyara Jandyra de C. Barros |
Ensino de Biologia: perfil de alunos em especialização na modalidade à distância |
2 |
159 |
Ricardo Santos de Almeida, Cirlene Jeane Santos e Santos, Michelle Emanuelle Silva |
A importância das ferramentas, recursos e mídias no curso Geografia Licenciatura UFAL/UAB/CAPES : o caso da disciplina Organização do Trabalho Acadêmico |
4 |
181 |
Paulo Heimar Souto, Maria Neide Sobral, Tathiana Santos Soares, Isabella Tatyane de Lima Souza |
Formação docente inicial na modalidade educativa a distância: memórias de egressos dos cursos de Letras/Português |
5 |
183 |
Elizabeth Antônia Leonal de Moraes Martines, Janete Freitas |
Tornar-se professora de biologia: um sonho impossível? |
6 |
200 |
Claudio Rogério do Nascimento Pinto |
O curso “Produção de Audiovisual” e sua influência na prática docente |
7 |
221 |
Maria Amábia Viana |
O Estágio Supervisionado na formação de professores no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância na visão dos graduandos: contribuições, desafios e perspectivas |
9 |
215 |
Jorge Eduardo Fontes Leite, Sonia Maria Azevedo Viana, Ana Maria Lourenço de Azevedo |
Educação a distância: possibilidades e expectativas |
6 |
216 |
Sonia Maria Azevedo Viana, Ana Maria Lourenço de Azevedo, Simone Damm Zogaib |
Cartas etnográficas: representações sobre o processo de formação em Coordenação Pedagógica |
SALA 4 - PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E TDIC
EIXO TEMÁTICO M2
Local: Sala de Seminários do Centro de Educação - CEDU
Professor Moderador: Odaléa Feitosa Vidal (UFAL)
N. |
|||
1 |
98 |
Kátia Maria Santos, Carlos Alberto Vasconcelos |
A interatividade e a TIC no ensino de matemática: Concepções e perspectivas sobre a matemática para aprender a pensar na contemporaneidade |
2 |
111 |
Laura Duarte Marinoski, Denise Rosana da Silva Moraes. |
ECA e mídia: diálogos interdisciplinares |
3 |
125 |
Germana Costa Paixão, Jones Baroni Ferreira Menezes, José Nelson Árruda Filho |
Escolha de ferramentas multimídias para atividades a distância a partir de características pedagógicas e tecnológicas |
4 |
130 |
Clésia Maria Hora Santana, Anamelea de Campos Pinto, Cleide Jane de Sá Araújo Costa |
A utilização das TDIC em contextos de formação inicial de professores |
5 |
147 |
Joseane Fatima de Almeida Araújo, Kacilândia Cesário Gomes Pedroza, Maria de Lourdes Pereira do Amaral Lima |
O diferente e o singular a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar |
6 |
154 |
Jacqueline Felix da Silva, Clésia Maria Hora Santana, Deise Juliana Francisco |
EXAMTIME: potencializando as ações de aprendizagem em ambiente online |
7 |
223 |
Kelly Cristina Silva Ruas, Daniela Costa Britto Pereira Lima |
Tecnologias da informação e comunicação na educação básica e na prática pedagógica: uma relação possível |
8 |
248 |
Marcela Fernandes Peixoto, Guilmer Brito Silva |
Procedimentos para a diversificação dos materiais didáticos para cursos em EAD: relato de experiência |
12 de maio
TARDE
16h 30 min - 18 h 30 min - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA
SALA -5 - MÍDIA E EDUCAÇÃO
Eixo Temático M3
Local: Auditório Nabuco Lopes – Reitoria da UFAL
Professor Moderador: Prof. Dr. Paulo Heimar Souto (UFS)
N. |
|||
1 |
23 |
Silvana Karine Costa Francelino |
O uso da Plataforma Moodle como apoio à educação a distância: reflexões sobre as novas formas de aprender |
2 |
51 |
Alex Silva |
Dificuldades dos docentes em formação com o uso do Excel como suporte ao ensino de estatística |
3 |
68 |
Graciele Silva de Oliveira, Sônia Regina Fortes da Silva |
Experiências exitosas na perspectiva do docente: saídas e obstáculos no ensino-aprendizagem com artefatos computacionais |
4 |
78 |
Violeta Prata Oliveira Barros |
A inserção das tecnologias na prática docente diante dos novos contextos e dos velhos desafios: um estudo de caso na Escola Municipal José Antônio dos Santos – Lagarto/SE |
5 |
83 |
Paula Domingos, Rosana da silva Moraes |
Práticas Interdisciplinares em Mídia e Educação: o cinema desvelando fronteiras no espaço escolar |
6 |
89 |
Germana Costa Paixão, Lydia Dayanne Maia Pantoja, José Nelson Arruda Filho |
Experiência de mídia-educação: a prática e os desafios do uso do YouTube® em um curso de graduação a distância |
7 |
155 |
Jéssica do Nascimento Carneiro, Deise Juliana Francisco |
Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de reinserção social de sujeitos em sofrimento psíquico |
8 |
196 |
Raquel Anne Lima de Assis |
Algumas notas sobre a II Guerra em objetos educacionais digitais |
Sala 1 - Mídia e educação - Games, Mundos Virtuais e Educação
Eixos Temáticos M3 e M5
Local: Centro de Interesse Comunitário – CIC 1º andar
Professor Moderador: Profa. Dra. Simone de Lucena (UFS)
N. |
|||
1 |
198 |
Tatiana Ferreira dos Santos, Maria Inêz Oliveira Araujo |
A utilização do software Windows Movie Maker como recurso facilitador na construção de animações e na formação inicial de professores |
2 |
225 |
Jordana Gomes Barros |
As representações sobre aprender inglês de alunos do ensino médio: um diálogo entre o antes e o depois de aulas usando a internet |
3 |
233 |
Elisama Ferreira de Souza, Silvania Santos Vilar, Luciana Yasmim Santos Passos |
Trabalhando a motivação em sala de aula através do Pibid: a inclusão das TIC |
4 |
241 |
Allan Gomes Santos, Luís Paulo Leopoldo Mercado |
Ferramenta fórum e o ensino da EAD nas disciplinas de exata dispositivos de inserção para aumentar a interação no Moodle |
5 |
55 |
Willams dos Santos Rodrigues Lima, Polyana Marques Lima Rodrigues |
O Ensino de Matemática com o apoio das tecnologias móveis: Uma proposta com o aplicativo Angry Birds Rio |
6 |
115 |
Walwilton ferreira Silva, Izael Ferreira Silva |
A importância do uso de jogos no ensino de Geografia |
7 |
120 |
Michelle Salles El Kadri |
Transformando a atividade de formação de professores/as de inglês: o uso da plataforma Fazgame para o ensino e formação de professores no contexto do PIBID |
8 |
170 |
Hailton David Lemos, Jade Caiuá Campos Lemos, Grasielle de Oliveira Abrantes |
Jogos didáticos aplicados no âmbito educacional da educação a distancia |
Sala 2 - Cultura Digital e Educação
Eixo Temático M4
Local: Centro de Interesse Comunitário – CIC 1º andar
Professor Moderador: Profa. Msc. Rosana Sarita de Araujo (UFAL)
N. |
|||
1 |
20 |
Elena Maria Mallmann, Ramásio Ferreira de Melo |
Aprendizagem colaborativa mediada pelo Moodle como apoio ao ensino de licenciatura em computação |
2 |
79 |
Eloiza da Silva Gomes Oliveira, Caio Abitbol Carvalho, Fabiana Triani Barbosa da Silva, Gabriel Moura S. Miranda Rodrigues |
Educação na contemporaneidade: o desafio dos nativos digitais |
3 |
102 |
Ayane Kariny da Silva Tenório, Mailson dos Santos Barros |
Usando redes sociais como um caminho para a interação: um relato de experiência |
4 |
133 |
Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos, José Teixeira Neto |
As TDIC’s e a linguagem visual construindo novos leitores |
5 |
177 |
Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira, Carla Glycia Santos da Silva, Cleide Jane de Sá Araújo |
Currículo e tecnologia: os desafios dos professores frente à educação contemporânea em Maceió-Al¹ |
6 |
180 |
Simões Fonseca Robson |
Singrando no mar da web: escritas escolares nas redes sociais do Orkut |
7 |
203 |
Ronaldo Ferreira Araujo |
Recursos da websocial no ensino de Biblioteconomia: descentralização e autonomia |
8 |
205 |
Diego Leonardo Santana Silva |
Um estudo sobre educação e revisionismo histórico na internet através do Portal Metapedia |
Sala 3 - Políticas públicas de educação e TDIC – Educação Infantil e TDIC
Eixos Temáticos M6 e M7
Local: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade– FEAC
Professor Moderador: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDES)
N. |
|||
1 |
45 |
Sônia Regina Fortes da Silva |
Contextos de influências políticas e programas de informática em educação nas escolas |
2 |
60 |
Vanessa Nunes da Silva, Isabel Cristina Auler Pereira |
O Sistema Universidade Aberta do Brasil e a política de formação de professores da educação básica |
4 |
127 |
Mayana Morbeck Coelho, Luzineide Miranda Borges |
Do círculo de cultura para as redes sociais virtuais: com quem você está teclando |
5 |
54 |
Leide Daiane Santana Felix Pereira, Mirian Batista Santos, Taislaine Morais Carvalho |
A chegada do PIBID na FJAV: promovendo a inclusão digital na Creche Maria Valderez Freire Prata. |
6 |
76 |
Erica Michele Silva Souza, Carla Santos Vieira, Lúcia Violeta Prata de Oliveira Barros |
As contribuições do Pibid para a inclusão digital na Unidade de Educação Infantil Professora Maria Valderez Freire Prata – Criança Feliz no município de Lagarto/SE |
7 |
77 |
Violeta Prata Oliveira Barros |
Entre a teoria e a prática: um olhar sobre as contribuições do Pibid a formação inicial de professores da educação infantil e anos inicias do ensino fundamental na Faculdade José Augusto Vieira |
7 |
103 |
Ivanderson Silva, Cleonildo Silva da Mata |
Formação de professores de Física para a docência online no contexto do estágio supervisionado |
1 |
104 |
Ivanderson Silva, José Erisvaldo Lessa Vieira |
Análise da segunda oferta do estágio de docência online no curso de licenciatura em Física modalidade a distância da UFAL |
Sala 4 - Educação Infantil e TDIC- Tecnologias Assistivas e Educação – Gestão da EAD
Eixos Temáticos M8 e M9
Local: Sala de Seminários - Centro de Educação - CEDU
Professor Moderador: Aline Musse Alves Pereira
N. |
|||
1 |
222 |
Simone Damm Zogaib, Solange dos Santos. |
Jogos digitais e aprendizagem: uma discussão sobre as possibilidades do trabalho pedagógico com crianças na Educação Infantil |
2 |
226 |
Aline Musse Alves Pereira, Angélica Lima de Moraes |
O uso do tablet na Educação Infantil: uma experiência no Colégio Pedro II |
3 |
242 |
Edilene Conceição Melo Marques |
A importância das tecnologias assistivas no apoio Educacional aos Alunos Surdos |
4 |
92 |
Maria Helena Cavalcanti da Silva Belchior, Ana Rosa Cavalcanti da Silva, George Bento Catunda |
Adoção de avaliações institucionais em cursos da modalidade educação a distância |
5 |
117 |
Gustavo de Castro Nery, Marcio Aurelio Carvalho de Morais, Tiago Soares da Silva. |
A percepção e as práticas ambientais dos tutores do curso técnico em serviços jurídicos (EaD) em relação ao grau de educação ambiental. |
3 |
179 |
Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos |
Educação a distância no Brasil: dos benefícios aos desafios |
7 |
246 |
Tiago Soares da Silva, Rodolfo Araujo de Moraes Filho, Jusselino Correia Da Silva |
Avaliação de desempenho da Coordenação do Curso Técnico em Segurança do Trabalho na Modalidade EAD no IFPI. |
13 de maio
Manhã
8h 30 min - Sessão de Comunicação Coordenada
Sala 3 - Inovações em práticas educacionais e TDIC
Eixo Temático M10
Local: Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC)
Professor Moderador: Msc. Gonzalo Abio (UFAL)
N. |
|||
1 |
27 |
Gonzalo Abio |
Uso de sistemas de autoria da web 2.0 para facilitar o conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo de professores de espanhol em formação |
2 |
44 |
Yvisson Gomes dos Santos |
Apontamentos acerca dos processos avaliativos no Ambiente Virtual de Aprendizado – UAB/CIED/UFAL: algumas propostas |
3 |
46 |
Tácia Graciele de Albuquerque Silva |
Celular: usar ou não usar? Eis a questão! Possibilidades de interação no ensino de Arte com dispositivos móveis |
4 |
90 |
Simone Lorena Silva Pereira, Gladis Teresinha Taschetto Perlin |
As redes sociais digitais e a educação bilíngue: a emergência das "bolhas" e "espumas" surdas |
5 |
97 |
Hélio Alcântara Dantas |
A inclusão das TDIC nas aulas de espanhol do Curso de Línguas para a Comunidade: novas possibilidades e desafios |
6 |
105 |
Maria Rocha Almeida |
Saberes docentes e as tecnologias digitais da comunicação e informação |
7 |
81 |
Wilma Alves de Oliveira Antonio, Elton Casado Fireman |
Utilização das TIC no Curso de Pedagogia da UFAL/UAB: dificuldades e superações |
Sala 5 - Inovações em práticas educacionais e TDIC
Eixo Temático M10
Local: Auditório Nabuco Lopes – Reitoria da UFAL
Professor Moderador: Dr. Fábio Paraguaçu Duarte da Costa (UFAL)
N. |
|||
1 |
109 |
Deise Santos do Nascimento |
Por uma leitura literária intertextualizada na educação básica e mediada por TDIC |
2 |
184 |
Delia Hilda Ortiz |
Mundo Hispânico sem Fronteiras: um ambiente virtual de aprendizagem protagonizando a inclusão da língua espanhola na cidade de Maceió/Arapiraca/Delmiro Gouveia |
3 |
199 |
Ana Carla Barreto Oliveira |
Ensino a distância: novas práticas pedagógicas, novas habilidades de aprendizado |
4 |
219 |
Flávia Karla Soares |
A Didática e as concepções epistemológicas de educação: da multiculturalidade a interculturalidade |
5 |
247 |
Sunny Kelma Oliveira Miranda, Fernanda Josirene de Melo Ferreira, Fábio Paraguaçu Duarte da Costa, Evandro de Barros Costa |
A ferramenta Fórum bMC e seus protocolos |
6 |
253 |
Manuel Henrique de Oliveira Barbosa, Magnólia Rejane Andrade dos Santos |
Jornalismo e tecnologia, como ensinar o jornalismo digital e audiovisual |
Somente serão publicados os trabalhos cujos autores realizaram o envio das modificações solicitadas pela comissão cietífica do evento e efetuaram o pagamento da taxa de inscrição.
Para dúvidas entre em contato através do e-mail: contato.edapeci@gmail.com