Eventos Anteriores

HISTÓRICO DOS EVENTOS ANTERIORES

O I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE, no dia 06 de junho de 2008, e contou com a presença da professora doutora Natália Ramos, da Universidade Aberta de Portugal. No evento foram realizadas duas mesas-redondas: a primeira “Educação a Distância e formação docente”, com as falas da profa. Dra. Lilian França e do prof. Dr. Florisvaldo Silva Rocha, da Universidade Federal de Sergipe; a segunda mesa redonda, intitulada “Material Didático em EAD: impressos e virtuais” teve como palestrantes o prof. Dr. Itamar Freitas e o prof. Msc. Jean Fábio, também da Universidade Federal de Sergipe. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, demonstrando a vitalidade do tema proposto e a trajetória aberta na instituição.

Após a realização do encontro temos recebido vários pedidos de credenciamento de pessoas interessadas em discutir a temática. Montamos um cronograma de reuniões mensais, nas quais temos dois momentos: o primeiro de estudos sobre temáticas definidas pelos professores vinculados ao grupo e debate sobre os trabalhos e pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos pesquisadores.

A realização do II ENCONTRO pelo grupo deverá ser um marco da presença do grupo na instituição e no Estado de Sergipe, abrindo e fortalecendo o debate sobre educação, comunicação e interculturalidade, de modo a abrir, interdisciplinaridade diferentes estudos que estejam articulados com a temática.

O III ENCONTRO ocorreu em 2009, sob a coordenação geral do professor Gláucio Couri, contando com o apoio da Fundação de Apoio a pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC). Na ocasião, lançamos a revista do EDAPECI e o livro “Conexões” (GLÁUCIO E SOBRAL, org.) como produto de estudos e pesquisas dos membros do grupo. Também definimos a realização do evento bienal e começamos uma parceria mais ostensiva com a Universidade Federal de Alagoas. Neste evento contamos com 94 trabalhos apresentados distribuídos em 10 sessões de comunicação. Foram cerca de 350 inscritos demonstrando a vitalidade da temática.

Em 2011, realizamos o IV Seminário apresentamos sob a coordenação de José Mário Oliveira Aleluia, cujo tema foi “Saberes e dizeres sobre educação”, ampliando assim, as possibilidades de trocas e diálogos, debates e, sobretudo de socialização de saberes e dizeres a respeito das TIC as nas práticas educativas presenciais e a distância.

O V Seminário, a ser realizado em 01/02/03 de Dezembro de 2011, enfocaremos a temática TIC E EAD, fomentando o debate, troca de experiências e o intercâmbio entre professores de vários níveis de ensino e pesquisadores difundindo assim, a construção efetiva de uma cultura digitam no âmbito educacional, com impacto nas práticas pedagógicas online.